Doutor em Música pela Escola Superior de Música de Hannover, faz parte do corpo docente do Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro,UERJ.
Em 2003, 2004 e 2005 realizou inúmeros recitais na Europa e no Japão.

   

Em abril de 2005 lançou a coletânea Piano Brasil pela gravadora Biscoito Fino, inaugurando o Selo Biscoito Clássico. Considerada pela UNESCO patrimônio da música brasileira, a Coletânea Piano Brasil teve, em sua primeira fase, tournée de lançamento em treze cidades brasileiras com excelente repercussão de público e crítica.
Em março de 2006, iniciou a segunda fase desta tournée, denominada PIANO BRASIL II, que passou por 15 cidades brasileiras até setembro, sempre com patrocínio do SESI, SOUZA CRUZ e CAIXA RS, e o apoio da Lei Rouanet/Ministério da Cultura.


   

Em 2006, juntamente com a atriz e cantora Bibi Ferreira, lançou o disco “Tango”, pelo Selo Biscoito Fino –, escolhido como “Melhor Disco de Língua Estrangeira”, no Prêmio TIM de Música Brasileira. No mesmo ano, recebeu o Prêmio Líderes e Vencedores, da Assembléia Legislativa do RS, e o Prêmio Destaque Gaúcho, conferido pelo Programa Destaque Gaúcho.

Em 2007, a Turnê Piano Brasil obteve o mesmo sucesso. No ano de 2008, Miguel Proença realizou a quarta edição da Turnê Piano Brasil, percorrendo mais de 30 cidades no Brasil e a turnê internacional,Piano Brazil in the World, iniciada com uma apresentação no Carnegie Hall, em New York além da participação em diversos Festivais na Itália, França, Espanha , Macedônia. Em 2009 a aclamada Turnê Piano Brasil está na quinta edição, além de master classes e Festivais na Europa.

Em 2010 a Turnê Piano Brasil entra em sua sexta e última edição realizando mais vinte recitais em todo o Brasil. Em 2011 realizou o projeto Alô Clássicos! Edição RJ e realizou concertos no Teatro Bradesco / SP com a Orquestra Filarmônia da PUCRS

Miguel Proença é um artista Steinway e figura no “Wall of Fame “ da Steinway&Sons em Hamburgo, Alemanha.